Confecção de 2 mil máscaras de baixo custo feitas por reeducandas da capital
A Defensoria Pública de Mato Grosso adquiriu duas mil máscaras de pano, reutilizáveis, ao custo de R$ 1,11 por unidade, confeccionadas pelas reeducandas da Penitenciária Ana Maria do Couto May, localizada no Jardim Industriário, em Cuiabá. Os acessórios produzidos pelas reeducandas serão entregues na próxima semana.
“Para cada três dias trabalhados, um dia é reduzido na pena. O objetivo é que os recuperandos e recuperandas possam receber por essas máscaras. A pandemia vai passar. Estamos desenvolvendo um projeto para ter um parque industrial nesses 18 ateliês (unidades prisionais que produzem) em todo o estado. A intenção é ter uma política de ressocialização, envolvendo os familiares, que também vão poder trabalhar”, explicou Silvia Tomaz, presidente do Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal.
O projeto também contribui para a reinserção dos confinados à sociedade. “Esses produtos estão sendo comercializados não só para a Defensoria, mas para quem quiser adquiri-los. É uma satisfação porque o que a gente mais busca dentro dessas unidades é a ressocialização, que passa pelo trabalho, escolarização e fé”, sustentou o defensor público André Rossignolo, coordenador do Núcleo de Execução Penal (Nep).
Produção estadual – Em Mato Grosso, presos de 18 das 52 unidades penais do estado estão confeccionando máscaras de tecido, desinfetantes, álcool em gel e lavatórios de mão móveis para os próprios presos, servidores, profissionais da segurança pública, asilos, creches, prefeituras, unidades básicas de saúde e hospitais. Atualmente, são cerca de 207 presos trabalhando na produção.
O Conselho da Comunidade da Vara de Execução Penal de Cuiabá doou insumos para fabricação de 35 mil máscaras pelos reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Centro de Custódia da Capital (CCC), Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May e Penitenciária Central do Estado (PCE), todas na capital, além das outras unidades prisionais com estrutura para produzir os materiais no interior.
Fonte: http://www.defensoriapublica.mt.gov.br/-/14560140-defensoria-publica-adquire-2-mil-mascaras-de-baixo-custo-feitas-por-reeducandas-da-capital
Publicado por: Alexandre Guimarães | Assessoria de Imprensa/DPMT
Data original: 29/05/2020